Rotina de Skincare: Uma reflexão sobre a pressão das redes sociais

Foto: Canva
                                                                       

Atualmente estamos vendo um crescimento muito grande no interesse em relação aos cuidados com a pele e rotina de skincare e isso é bacana. O autocuidado sempre é muito bem vindo. Quando falamos nesse assunto muitas pessoas já imaginam milhares de produtos ou produtos muito caros e isso acaba desestimulando esse cuidado que podemos ter com nós mesmas. 

Por experiência própria posso dizer que essa pandemia me fez ficar super interessada em rotinas de skincare e em conhecer um pouco mais desse mundo que até então eu nunca tive muito entusiasmo  e por isso acabei me excedendo e comprando diversos produtos que hoje vejo que nem eram tão essenciais. 

Para uma rotina de cuidados com o rosto, por exemplo, o primordial mesmo acredito que seja um bom gel de limpeza, hidratante e protetor solar. Ponto. Pra começar não precisa de muito mais do que isso. Aos poucos você pode ir incrementando a rotina com alguns dermocosméticos que vão dar um plus aos seus cuidados, como uma vitamina C para o rosto ou algum outro produto com funcionalidades mais específicas se você sentir essa necessidade e tiver tempo e dinheiro pra isso também.

O que quero dizer é que o básico da rotina de cuidados com a pele já pode ser mais do que suficiente. Ninguém precisa ter milhares de produtos para conseguir bons resultados. Você pode ir testando os produtos aos poucos e conforme for acabando aquilo que estiver usando, testar produtos com a mesma funcionalidade mas de outras marcas, etc.

Nesses tempos de hoje, que temos uma enxurrada de informações ao nosso dispor nas redes sociais, vemos influencers com quantidades de produtos impressionantes e eu só consigo imaginar que é humanamente impossível utilizar tudo aquilo em uma só vida. Também devemos ponderar que elas têm essas quantidades enormes por aquilo ser a ferramenta de trabalho delas e por isso essas pessoas acabam ganhando muito do que possuem. Então não é bom ficar tomando por base aquilo tudo e se faz necessário entender que você deve adaptar todas as dicas à sua própria realidade, de boa, sem encanar que você pode ter mais. 

Até porque se você começar a tomar aquilo por base e ficar se pressionando a fazer aquisições de itens pra todas as funcionalidades que existem, esse cuidado pode acabar ficando bem chato pra o seu cotidiano, principalmente se você tem o dia a dia com muitas coisas pra fazer. Uma rotina longa com muitos produtos vai tomar também muito do seu tempo, então é bom ir fazendo aquilo que te deixa bem e te satisfaça dentro das suas possibilidades.

Existem muitos produtos de diversas faixas de preço pra todas as funcionalidades que você imaginar. E um produto mais barato não significa necessariamente um produto de qualidade inferior. É bom ter isso em mente quando for ponderar as suas compras também. 

Em muitos casos é importante ter um acompanhamento especializado de dermatologista para não sair comprando produtos com ingredientes que não vão fazer bem para a sua pele e isso é de extrema importância. 

Diante disso tudo, vamos fazer com que as nossas rotinas sejam leves, como tudo tem que ser.

O que você acha? A sua rotina de skincare te faz bem ou você se sente influenciada a ter sempre mais? Vou adorar saber. Me conta nos comentários! :)

Postar um comentário

0 Comentários