Olá! Hoje vou fazer um relato sobre um procedimento que fiz no rosto com a dermatologista para remoção de alguns sinais/lesões que tinham um relevo perceptível. O termo médico é pápula fibrosa facial. Abaixo vocês podem ver na foto como era antes e depois de um pouco mais de mês da retirada.
Foto: Arquivo Pessoal |
Os sinais não eram escuros, mas sim da cor da minha pele e eu já convivia há muitos anos com eles habitando meu rosto na região do nariz. Nunca me incomodei muito com isso, mas de uns tempos pra cá passei a me incomodar. Por isso fui à dermatologista para ela avaliar e verificar a possibilidade de retirar. Eram três sinais e a médica falou que poderiam ser retirados em um procedimento simples.
Sendo assim, logo agendei o procedimento, que se chama eletrocoagulação. Explicando de forma simplista, a eletrocoagulação nada mais é do que o procedimento onde um aparelho específico vai cauterizando, ou seja, queimando esses sinais para eliminá-los.
A médica aplicou anestesia apenas nos locais onde seriam feitas as retiradas e então fez essa eletrocoagulação em cada um dos sinais. Foi super rápido e tranquilo. Senti uma dorzinha só na aplicação das anestesias mesmo, e foi uma dor bem suportável.
O sinal que ficava na parte de baixo do nariz era quase imperceptível, mas já estava com um relevo que me incomodava. A médica me explicou que o motivo do surgimento é genético, não tem muito como evitar e pode haver a possibilidade de reaparecerem, então ela avaliaria novamente. Espero que não apareçam novamente. A dermatologista enviou um deles para biópsia apenas por precaução, pois segundo ela, todos os sinais tinham característica benigna. O resultado saiu com um pouco mais de 15 dias e de fato era benigno sim.
A cicatrização pode variar em cada pessoa e depende dos cuidados que você tem, mas em mim foi rápido e sem complicações. De modo geral fiquei satisfeita com o procedimento para a retirada de sinais que de fato é bem simples e acho até que demorei demais para fazer.
É importante evitar exposição ao sol no período de cicatrização e usar sempre protetor solar para que a pele não fique manchada. Após cair a casquinha das feridas, utilizei o Cicaplast algumas vezes ao dia nos locais onde os sinais foram retirados e bastante protetor solar, por recomendação da dermatologista também.
Se você quiser fazer algo nesse sentido, procure um dermatologista para avaliar e por favor não tente fazer receitas ou procedimentos que você encontra na internet para eliminar sinais, pois isso pode causar danos sérios a sua pele.
Você tem vontade de retirar sinais da pele? Já fez algum procedimento? Me conta aqui nos comentários que eu vou adorar saber. Se ficou mais alguma dúvida, pode deixar um comentário que eu tento te responder.
0 Comentários